
CR7 é um monstro ! Atleta completo. Como tal, poderia praticar qualquer esporte. Sorte nossa, escolheu o futebol.
Hoje, lesionado e de fora do gramado – regeu a orquestra portuguesa. Aliás os franceses arrebentaram o joelho dele e nem cartão amarelo receberam. Uma vergonha completa!
Messi e Neymar não são nem jamais serão líderes. Isso tá no sangue e na alma.
Eder, de Guiné Bissau que fez o gol da vitória dedicou o triunfo para sua psicóloga do Esporte, Suzana. CR7, também, aposta no trabalho psicológico desde 2009.
Pepe vomitou depois do jogo. Cansaço externo e entrega total. Uma lição de doação e amor à camisa.
Bem diferente daqui, não acham?
Parabéns Portugal. Parabéns CR7.
Vocês merecem todas as honras!
Caro Ricardo Cozac
Sou brasileiro que vivo em Portugal desde 1979, vim para cá com 20 anos e fui ficando.
Adoro Portugal de coração e muito feliz fiquei com a vitória de Portugal no Euro.
Campeões da Europa não é fácil, pois é o continente do futebol……é muita seleção boa e Portugal tem muitas limitações futebolísticas e ter que ombrear com: Espanha, França, Inglaterra, Itália, Holanda, Croácia, Alemanha, Bélgica, Rússia, Dinamarca, País de Gales, Turquia, etc. é difícil…..
Mesmo com as limitações Portugal soube gerir com inteligência, luta e coragem e, por fim ganhou o Euro com humildade contra a arrogância que por norma existe nos gauleses.
Adorei seu texto com elevação e sentido de respeito e não de deboche pela vitória portuguesa, que infelizmente é muito visto no Brasil, em virtude de sentimentos que tem a haver com o colonialismo e que muitos brasileiros não conseguem ultrapassar.
Em relação ao nosso Brasil que você menciona no fim do seu texto quero expor o seguinte que é o que penso do futebol brasileiro:
A seleção do Brasil desde a de 1982 não tem evoluído e ficou parada no tempo. Vejamos quando é que os dirigentes esportivos chegam a conclusão de que não se justifica os campeonatos distritais, mas sim apenas o campeonato Brasileiro disputado em 9 meses com as melhores equipas de cada estado. Em relação as outras equipas seria feito a 2ª liga e a 3ª liga se necessário.
Em relação ao campeonato 1ª, 2º e 3ª ligas seriam feitos com campeonatos corridos em duas mãos. Jogos apenas ao fim de semana de maneira que os treinadores preparassem as suas equipas a nível técnico e tático como deve ser.
Esta questão é fundamental para que o futebol no Brasil possa evoluir a nível técnico e tático e competir com as melhores seleções do Mundo.
O Brasil tem como princípio jogar bola pra frente e que os “craques” resolvam o jogo, mas quando os há!
Já houve Romário, Bebeto, Ronaldinho, Ronaldo, Rivaldo e agora Neymar que para ser craque ainda tem muito que evoluir.
O futebol a anos a esta parte tem apostado na parte técnica e tática do jogo onde os “craques” compõem este puzzle.
Tem de haver conjunto e esta filosofia no Brasil não existe.
Os dirigentes de clubes mais os dirigentes dos vários organismos desportivos tem que se sentar para mudar o calendário brasileiro.
Este é o primeiro passo, mas se quiserem continuar assim não iram longe.
Obs.: Como é que um treinador pode num ano ser campeão brasileiro e depois acabado o campeonato perder a equipa quase toda e depois vir o dirigente deste clube exigir que o treinador possa colocar a equipa outra vez campeão? Só no Brasil!!
Vender 2 ou 3 jogadores por ano tudo bem, mais que isso o dirigente tinha que ser demitido, pois não tem capacidade para gerir o clube!!
Olhos abertos brasileiros!!
Bem haja
Caro Ricardo Cozac