Amigos, de passagem no momento pela Itália após quase 20 anos da última visita vejo, aqui, que muita coisa mudou em relação às referências de nosso futebol aos olhos do povo italiano.
No final da década de 80, início de 90, por aqui, quando se falava que era brasileiro, normalmente se ouvia – de forma rápida e direta – “Zico – Sócrates, Falcão, bravo, bravíssimo”.
Após as passagens dos dois Ronaldos ( O “fenômeno” pelos dois times de Milão) e o Gaúcho pelo Milan, infelizmente os tempos mudaram para nós. Hoje, na Itália, quando o assunto é futebol, o comum é escutar: ” ah, brasileiro? Felipe Mello? Adriano, o gordo?” – e um monte de gargalhadas
dos italianos.
Isso para não comentar o quanto eles tiram sarro do Dunga e da nossa equipe que disputou a última Copa. A cerveja (birra) continua deliciosa e bem gelada. O macarrão não pode ser melhor. Nosso futebol, por outro lado,
virou motivo de gozação e menosprezo.
Com exceção do Pato, que vem detonando nas últimas partidas e sendo bem reconhecido pela imprensa e torcedores (está até saindo com a “filha do homem”) – os demais brasileiros deixam a desejar na terra da Velha Bota.
Que o diga o treinador Leonardo (ex-dirigente do Milan e atual treinador da Inter) que levou uma sapecada de 3 a 0 diante do Milan no clássico local (além das vaias e xingamentos dos rubro-negros) e hoje levou mais 5 do Schalke 04 da Alemanha.
A coisa por aqui, pessoal, não está facil nem animadora. O jeito é falar de voleibol – e olhe lá!
Em tempo: o Neymar já está fazendo um belo nome por aqui. A maioria dos italianos já conhece o futebol do garoto – por hora, apenas através da televisão, mas, pelo visto, não demorará muito para conhecerem ao vivo e a cores!
Abraços a todos e até breve!
Ótimas Informações