Grava incumbe fisioterapeuta de ser psicólogo de Adriano
Preterido na negociação de Adriano com o Corinthians, o empresário Gilmar Rinaldi polemizou ao declarar que seu antigo cliente precisava do amparo de um psiquiatra para voltar a fazer sucesso no futebol. O novo clube do atacante dispensou a contratação de um profissional da área, mas encontrou um meio de proporcionar terapia ao atleta.De acordo com o médico Joaquim Grava, o fisioterapeuta Bruno Mazziotti dará alicerce para Adriano se recuperar não apenas fisicamente. “O maior psicólogo para o atleta em um momento como esse é o fisioterapeuta. O jogador fica na companhia dele de manhã, à tarde e, às vezes, à noite”, comentou o médico.
Sim, amigos, e a Psicologia Esportiva onde fica nisso tudo? Novamente um clube de futebol neste país banaliza o trabalho psicológico com os atletas. Se o fisioterapeuta pode ser considerado ‘o psicólogo’ do atleta – logo, um psicólogo pode elaborar um plano de exercícios a um jogador?Afinal, quem faz o que? Por que há tanto preconceito diante do papel do psicólogo no futebol?
Entre tantas indagações, os conselhos de Psicologia não tomam posições mais objetivas diante deste quadro que só depõe contra uma ciência essencial ao desporto e às demais atividades do ser humano.
Se o divã do terapeuta-fisioterapeuta funcionará? Acho pouco provável. De toda forma, não poderia deixar de registrar – uma vez mais – esta falta de critério e informação de boa parte dos nossos dirigentes.
A Psicologia Esportiva no Brasil, às vésperas de Copa do Mundo e Olimpíadas ainda é um mero adorno pouco conhecido e profundamente desvalorizado nos meios. Enquanto isso, na Europa, equipes de futebol e demais modalidades montam “mind labs” – ou seja: ” laboratórios mentais” para auxiliar na otimização da performance esportiva dos atletas – além de departamentos de Psicologia Esportiva estruturados desde as equipes de base dos grandes clubes europeus.
Já, por aqui …
Lamentável, um colega de profissão ( Dr Grava ) realmente pisou na bola.
Quem sabe eles não contratem um Psicologo para resolver o problema do ombro do Adriano, isso só pode ser brincadeira.
Pois é…
Aqui no interior, em Lins onde moro atualmente, tive a notícia que a psicóloga do time de futsal feminino não entende nada de esportes e fez o seguinte comentário em um diálogo com as meninas do time: “como vcs se comunicam qdo estão jogando?” as garotas responderam: “pelo olhar” e ela: “mas e se vcs tiverem conjuntivite?” obviamente se elas estiverem com isso não jogariam..rs é mole? se não existe espaço pelo clubes, muitas vezes os próprios profissionais queimam esta ciência.
Grande abraço!
tenha uma ótima semana.
É impressionante…hj pela manhã vi uma reportagem de um representante de um esporte(não divulgado) ter procurado um especialista em genética saber como mascarar,ou qual seria a nova forma de se mascarar um dopping;Onde quero chegar? Por que os dirigentes do esporte em geral querem sempre buscar o pior caminho para se resolver situações simples. Nese caso extrapola a falta de ética e no caso do Corinthians também não passa muito longe não,será que o Dr Joaquim Grava deixaria um de nós psicólogos do esporte fazer uma operação de joelho em algum dos pacientes dele?Psicólogo não é conselheiro,curandeiro,ou coisa assim…respeito é bom e a classe agradece!O pior é que nem todos…
Depois disso vou ver se acho alguma outra utilidade para meu diploma! Este fato é extremamente desgostoso, mas o lamentável mesmo é saber que nosso conselho não faz nada para nos defender. E este médico deveria no minímo ser punido a pagar multa por todas as mensalidades pagas nas faculdades e especializações dos psicólogos esportivos, já que pelo jeito qualquer um pode fazer o nosso trabalho.
Sem dúvida é lamentável o conhecimento de um fato como este, e o pior de tudo é que estamos falando de um Clube de ponta no futebol brasileiro, há duas questões muito complicadas neste assunto, a desvalorização de um profissional de grande importância, nós psicólogos, que deveríamos ser mais respeitados, não só no ambiente esportivo, mas por toda a sociedade. E um outro ponto que eu também acho fundamental, é a falta de responsabilidade com o ser humano Adriano por parte do Corinthians, não é de hoje que “conhecemos” a fragilidade emocional deste atleta, e a omissão do clube é um exemplo do quanto este aspecto não tem relevância, o que importa é o lado físico, o resto é o resto … mas se o emocional não estiver 100%, vai ser difícil atingir o objetivo. Infelizmente nem todos os clubes pensam ou tem conhecimento disso, por isso acabam se prejudicando ao desvalorizar seu maior patrimônio, que são os jogadores, que sem dúvida poderiam render muito mais se estivessem recebendo todo o apoio necessário, em todos os aspectos, físico e emocional.
Partindo do Grava tudo é possível, ele é igual ao presidente do clube, mente para caramba. É um baita cara de pau, eles eram os unicos que falavam que o Ronaldo não tinha nada, que não estava gordo, e por aí vai o festival de abóbrinhas.
Fala-se tanto em profissionalizar o futebol, discurso que ouvimos recentemente do próprio presidente do Corinthians, o Sr. Andrez Sanches. Fala-se repetidamente em equipes multidisciplinares, com profissionais habilitados das diversas áreas das ciências do esporte, mas o que predomina mesmo é a prática “amadoresca” de certos dirigentes (também amadores) que dizem saber “tudo” de futebol, mas que na verdade continuam produzindo essas “anomalias” tão prejudiciais para os atletas e para o nosso futebol. Temos que coibir essas práticas, recorrendo à todas às instãncias técnicas, científicas e jurídicas.
Um grande abraço!
Edson Carmo
Prof. de Ed. Física
Li no site Terra e aki mesmo no da Gazeta um elogio do Felipão (??????) à gestão da psicóloga junto aos atletas do Palmeiras. O Felipão rasgando elogios. Está publicado na data de hoje, dia 12 de abril. Diz que ela trabalha com o grupo desde abril de 2.010. Isso merece elogios, ou não??
No mínimo é uma vergonha né?
Realmente.