
Entendo que a vertiginosa queda da qualidade técnica dos clubes brasileiros de futebol passa pela questão da péssima formação (e informação) dos treinadores atuais. Há muitos boleiros e poucos comandantes. Explico.
Para se comandar verdadeiramente um time de futebol é preciso mais, muito mais que conhecimento ou experiência de campo de jogo. É preciso sensibilidade e, acima de tudo, senso de liderança. E isso não significa – obrigatoriamente – ter um martelo nas mãos ou uma arma apontada na cabeça dos atletas. Pelo contrário.
O senso de liderança exige que os técnicos tenham critérios sólidos e coerentes na condução dos grupos de trabalho. E nesse quesito, o treinador Guto Ferreira, há tempos, manda vários recados ao futebol brasileiro através de sua excelente postura no comando técnico dos times que atua e atuou. Pena que os engravatados do nosso esporte não tem capacidade para entender esses sinais sutis que são enviados por poucos e excelentes profissionais que (ainda) temos por aqui.
Na contramão da modernidade da condução esportiva está o treinador Dunga que não reconhece nem valoriza o trabalho profissional dos aspectos psicológicos e emocionais – mesmo à frente da seleção brasileira: uma das equipes mais “traumatizadas” do futebol mundial. Além disso, Dunga me parece apenas “mais um boleiro” no oceano da ignorância diante dos mais variados benefícios que as ciências da preparação esportiva podem promover.
Enquanto qualquer jogador que comprovar cinco anos de experiência nos gramados puder atuar como um treinador de futebol – sem atualização teórica e científica da área – teremos esse desfile de brucutus que tratam os jogadores como gados e nada sabem sobre liderança e comando comportamental de grupos esportivos.
Deixo, aqui, meus parabéns ao sóbrio, estudioso e talentoso Guto Ferreira. Que seu exemplo e conduta sirvam de inspiração para a nova geração de treinadores – já que a antiga não demonstra o menor desejo de mudança nem de atualização.
Olá Cozac, leio seus trabalhos há algum tempo pois realizei um curso de Psicologia do Esporte do CEPPE em Curitiba. Gostaria de saber se você recomenda alguma produção que fale de treinadores e psicólogos do esporte no futebol, já que estou fazendo meu tcc sobre isso.
Obrigado