O que é um consultor de mobilização de grupos?

A nova comissão técnica de Caio Junior terá a participação de alguém que conhece bem o Botafogo. O consultor na mobilização de grupos (!?!) Evandro Mota também fará parte dos profissionais que chegam na sexta-feira para ajudar o novo treinador.

Muitos me escreveram perguntando se o referido profissional é um psicólogo do esporte. A resposta, infelizmente, é negativa.

Consultor de mobilização de grupos é uma categoria que eu ainda nao havia escutado no meio esportivo. Confesso que já me deparei com animadores culturais, psiquiatras, comandantes de polícia e alguns outros motivadores.Esta denominação é, de fato, bem criativa.

A Psicologia do Esporte ainda é um campo pouco e mal ocupado pelos psicólogos . Este tipo de divulgação só confunde ainda mais a cabeça de treinadores e dirigentes do meio futebolístico. A maioria deles já tem dificuldades em compreender as bases científicas do trabalho psicológico no esporte. Diante destas novas denominações, tudo fica mais complicado.

Motivar atletas e grupos esportivos- na essência da ação – envolve, necessariamente, conhecimentos de Psicologia Esportiva e estudos de perfil e análise tipológica que só profissionais credenciados e com experiência estão capacitados para exercer.

Creio que os Conselhos de Psicologia (regionais e federal) deveriam se preocupar mais em organizar esta área que, há tempos, demonstra fragilidade e, cada vez mais, uma verdadeira “terra de ninguém”!

5 comentários

  1. Tenho graduação e licenciatura em Psicologia desde 1990 pela UGF, ao lado do Engenhão.
    Caro colega de profissão,
    Sou morador da comunidade vizinha a Engenhão. Mandei meu currículo para a direção do Botafogo pedindo apenas para o clube estudar a possibilidade de abrir um espaço na grade de horário do campo de treinamento ( não o do estádio), para desenvolvimento e acompanhamento de atividades esportivas de futebol das crianças e adolescentes da vizinhança.
    Pasme a diretoria não deu resposta até a presente data.
    Peço se possível ajuda.
    Acredito no crescimento da Psicologia do Esporte em todo o Pais, mas em especial no Rio pela realização da Copa e Olimpíadas

  2. Caro João Ricardo, que realidade triste essa hein!!! Porque cada um não trabalha no seu quadrado? Profissionais de psicologia trabalham em clinicas, rh, escolas, projetos sociais… o psiquiatra trabalha somente em clinicas, motivadores trabalham em grupos empresariais e psicólogo do esporte trabalham em clínicas atendendo atletas, equipes de futebol, volei, handeboll, golf, natação, basquete, judô entre outros… Quer trabalhar com grupos de alto rendimento para motivar, analisar perfil psicológico, compreender a personalidade do atleta, ansiedade pré competitiva, concentração e, por fim, a motivação… faça um curso de PSICOLOGIA DO ESPORTE, aí sim você poderá exercer com propriedade a função correta!!! Não exerça a psicologia NO esporte, exerça a psicologia DO esporte.

  3. Grandes clubes deveriam dar o exemplo, eles contratam pessoas para “animar” ou “motivar” os atletas horas antes do jogo, desconhecendo totalmente o trabalho de um psicologo do esporte, sinceramente, o clube tem que rever seus conceitos. Quem está precisando de um motivador destes são as pessoas que os contrataram e não o atleta que precisa de PSI do ESPORTE!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Hora de acordar para a realidade.Clubes não querem cuidar de seus atletas, que se dane os problemas deles, que se dane o emocional deles, que se dane a ciência aplicada para esses casos. Muitos técnicos e dirigentes, nem sabem o que é psicologia, muito menos do esporte e isso infelizmente é real. Esquecem que os atletas são seres humanos. Mal sabem eles que tais motivações podem e muito prejudicá-los em muitos momentos. Motivadores…. que tal entender primeiro o que é mexer com o emocional dos atletas antes de fazer eles pularem ou chorarem com um filme de superação? É como o Juliano acima citou: CADA UM NO SEU QUADRADO!

    1. Boa tarde Professor.

      Por favor, faça um comentário: Adriano no Timão…..
      Como você vê essa contratação? Torcida corinthiana receberá o Adriano de braços abertos e depois um chute nnos fundilhos como fez com Roberto Carlos e Ronaldão, mais recentemente?

      Ou será que Adriano é a cara do Corinthians e fará todos nós nos calarmos e tremos de engolí-lo?

      Quero muito ler/ouvir seu comentário.

      Um forte abraço de seu fã, desde sempre. Eduardo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *