A Educação é um trabalho que exige inúmeros cuidados, estudos e aprofundamentos. A principal ação do/da docente, que atua em qualquer das séries escolares, da educação infantil ao final do ensino médio, é a interpretação das potencialidades, desejos, interesses e proposituras de cada um de seus grupos e, com base em suas análises, produzir as oportunidades de aprendizagens aos seus orientandos.
Tenho observado que, em inúmeros espaços de redes sociais, existem pessoas tentando comercializar um conjunto de aulas “prontas para seres utilizadas” pelos docentes. Um destes até coloca que “não perca tempo planejando suas aulas” temos um conjunto delas para cada séries escolar.
Na formação docente, um dos pilares da preparação é, exatamente, a necessidade de diagnóstico de sua turma, cada uma delas, o diálogo com o grupo para, então, elaborar a proposta. Não cabe o procedimento de adquirir aulas prontas.
Há um trabalho, publicado em 1996, portanto faz um certo tempo, que propunha o desenvolvimento do “Planejamento Participativo nas aulas de Educação Física”, Walter Roberto Correia. E agora, compramos aulas?
Ou será que retornamos ao tempo do Regulamento número 7?
