Tenho como motivação para este texto as colocações do professor Ian quando apresentou suas atitudes frente à falta de coerência na destinação de recursos para o componente curricular Educação Física.
Muito do que vivemos tem sustentação na perspectiva do Esporte institucionalizado como metodologia de aprendizagem e objetivo exclusivamente voltado para o Esporte e não para as Crianças e Adolescentes.
Outro ponto, para todas as demais disciplinas escolares temos materiais individuais para aprendizagem, muitos deles solicitados aos pais no início do ano letivo, enormes listas de mateirais escolares.
Para a Educação Física a proposta é uma bola para atender a todas as crianças de uma mesma turma. Qual a razão de não haver materiais para as aulas em quantidade suficiente para atender aos princípios da aprendizagem? Para 30 alunos em uma turma poderíamos ter, minimamente, 15 bolas. Observamos, ainda, que estas mesmas bolas servirão para todas as demais turmas.
Mas, enquanto o esporte institucionalizado for o modelo a ser seguido não superaremos a baixa qualidade de recursos para a Educação Física Escolar.
Lembro-me de quando atuava em pré-escolas em que eu levava para as aulas os meteriais de minha propriedade, em quantidade adequada à aprendizagem de todos os meus alunos e alunas/.
